top of page

Orientação e Aconselhamento Psicológico é um método de assistência terapêutica destinado a restaurar no paciente suas condições de crescimento e de atualização, habilitando-o a perceber, sem distorções, a realidade que o cerca e a agir, nessa realidade, de forma a alcançar ampla satisfação pessoal e social. Aplica-se em todos os casos em que o paciente se defronta com problemas emocionais, não importando se trata de doenças ou perturbações não patológicas. Consiste portanto, em uma relação permissiva, que oferece ao paciente oportunidade de compreender a si mesmo e a tal ponto que a habilita a tomar decisões em face de suas novas perspectivas, o paciente passa a se dirigir através da liberação e reorganização de seu campo perceptual.

 

O objetivo final da Orientação e Aconselhamento Psicológico é ajudar o paciente a lidar mais eficazmente com seu meio e a substituir o comportamento mal ajustado pelo adaptativo. Uma das mais eficientes formas de produzir as alterações desejáveis é pela modificação direta das circunstâncias que as suportam, e um dos meios mais efetivos de manter essas alterações é organizar um meio que continue a suportá-las. A aplicação das leis de aprendizagem é o melo pelo qual se adquire comportamentos desejáveis. Este processo está relacionado à resolução de problemas, a tomada de decisões e ao autoconhecimento, permitindo o paciente trabalhar com seus recursos em um curto espaço de tempo; esse tipo de apoio tem ação educativa, preventiva e situacional voltada para soluções de problemas imediatos.

20231020_182709~4.jpg

Os encontros psicoterápicos podem ocorrer entre 1 e 3 sessões semanais e acerca da duração poderá variar entre 30 e 90 minutos.

bottom of page